A LONGEVIDADE DE PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES EM NARRATIVAS HISTÓRICAS DE SEUS INTEGRANTES

Hilka Pelizza Vier Machado, Douglas Ros

Abstract


Título do trabalho: A longevidade de pequenas empresas familiares em narrativas históricas de seus integrantes.

Objetivo do estudo: O objetivo desta pesquisa foi compreender a longevidade de pequenas empresas familiares a partir de memórias de seus integrantes.

Metodologia/abordagem: O método foi o de narrativas históricas e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas do tipo narrativas. Os sujeitos da pesquisa foram, para cada uma das empresas, um dos fundadores, um sucessor e o funcionário mais antigo. Os dados foram analisados de acordo com a análise estrutural.

Originalidade/Relevância: A pesquisa mostrou a trajetória de pequenas empresas longevas com foco diferente de abordagens lineares predominantes no estudo da temática.

Principais resultados: Os resultados apontaram diferentes trajetórias de pequenas empresas familiares longevas. No primeiro caso, foram identificados três momentos de mudança, que resultaram em crescimento, declínio e continuidade. No segundo caso, foram observados dois momentos: o de consolidação e o de crescimento. Os resultados mostraram ainda a importância da sucessão familiar para empresas longevas.

Contribuições teóricas/metodológicas: A utilização de narrativas históricas e da história oral no estudo de pequenas empresas longevas representa uma contribuição desta pesquisa, evidenciando aspectos associados à longevidade em pequenas empresas familiares, como a relevância da sucessão. No campo de pequenas empresas, o estudo mostrou que longevidade não é diferente de crescimento e que diferentes trajetórias podem configurar a longevidade.


Keywords


Longevidade; Empresas familiares; Narrativas históricas

Refbacks

  • There are currently no refbacks.




Iberoamerican Journal of Strategic Management  e-ISSN: 2176-0756

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional